O "Outubro Rosa” ou ‘’Pink October’’ é uma iniciativa internacional de consciencialização sobre o cancro de mama, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, que decorre anualmente durante o mês de outubro. A iniciativa tem como objetivo principal alertar as pessoas, especialmente as mulheres, acerca da importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro de mama - que é uma das principais causas de morte entre as mulheres, a nível mundial.
A origem do Outubro Rosa remonta aos anos noventa, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da Corrida pela Cura - uma corrida de rua realizada em Nova York para arrecadar fundos para a pesquisa do cancro de mama. A cor rosa foi escolhida por ser um símbolo de feminilidade e a ideia espalhou-se rapidamente, levando à adoção dessa cor como símbolo da consciencialização e luta do cancro de mama.
Desde então, o Outubro Rosa ganhou uma vasta dimensão e tornou-se uma campanha global. Durante o mês de outubro, edifícios emblemáticos, monumentos e locais públicos em muitos países são iluminados de rosa para chamar a atenção para a causa. Além disso, diversas organizações, instituições de saúde, empresas e comunidades realizam uma variedade de atividades para consciencializar as pessoas sobre a importância da deteção precoce do cancro de mama.
O Outubro Rosa tem como principais objetivos:
- Consciencialização: promover a consciencialização sobre o cancro de mama, dar a conhecer os seus riscos e a importância da deteção precoce; os programas sensibilizam a sociedade para a solidariedade e o apoio às pessoas afetadas por esta patologia.
- Educação: fornecer informações sobre a prevenção, exames de mamografia e auto-exames.
- Arrecadação de fundos: muitas campanhas e eventos durante o Outubro Rosa arrecadam fundos para pesquisas e programas de apoio relacionados ao cancro de mama.
- Incentivar a realização de exames de diagnóstico: a campanha Outubro Rosa visa incentivar as mulheres a realizarem mamografias regulares e a estarem cientes dos sinais e sintomas do cancro de mama.
‘’Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.’’ (in https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/)
As causas exatas do cancro da mama não são totalmente conhecidas, mas existem alguns fatores de risco que podem aumentar a sua origem:
- Idade: 80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos;
- Genética: as alterações em determinados genes, transmitidas pelos pais, estão na origem de cerca de 5% a 10% dos casos de cancro da mama;
- Excesso de peso: aumenta o risco de desenvolvimento de cancro da mama;
- Consumo de tabaco ou o consumo excessivo de álcool: estão associados ao desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da mama;
- Menarca em idade precoce / menopausa tardia: a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos) são fatores de risco para o cancro da mama.
Ao fazermos o rastreio regular através de exames de rotina, se o diagnóstico for feito e forem efetuados os tratamentos precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%.
A deteção precoce do cancro de mama é fundamental para um prognóstico mais favorável. Portanto, as mulheres devem realizar mamografias regulares, fazer exames clínicos das mamas e estar atentas a quaisquer alterações nas mamas, como nódulos, dor persistente, alterações na pele ou secreção anormal. Se houver motivos para preocupações, é aconselhável consultar um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada.
O cancro de mama pode afetar mulheres em qualquer faixa etária, mas a incidência varia ao longo da vida. A idade é de facto um dos principais fatores de risco para o cancro de mama e a maioria dos casos ocorre em mulheres mais velhas, no entanto, a deteção precoce, independentemente da idade, é crucial!
Pode ser mais ou menos silencioso este tipo de cancro - devemos ter total atenção ao nosso corpo! Conhecermos as nossas mamas desde sempre, através de apalpação regular, vai ajudar a perceber se algo estiver diferente e se requer observação médica.
Cuida de ti, sempre!
Até ao final do mês de outubro, a Flow oferece 10% em qualquer compra no nosso site com o código: PINK10