Menarca, a primeira menstruação

Menarca, a primeira menstruação

Lembro-me bem da primeira vez que menstruei. Tinha 11 anos e o impacto foi grande.

Felizmente, hoje em dia os tabus estão minimizados e o acesso à informação é
praticamente imediato. No entanto, promover antecipadamente esclarecimentos e conversas abertas sobre a menstruação, podem fazer toda a diferença na vida de uma menina, que em breve terá a sua primeira menstruação - termo clínico: menarca.

A menarca surge normalmente na adolescência, entre os 10 e os 15 anos, podendo variar conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores. Este acontecimento marca a transição da infância para a idade adulta, tendo relação direta com a fertilidade feminina, uma vez que indica que o corpo está biologicamente pronto para uma gravidez - sendo este um tema muito delicado, é essencial que haja bastante orientação nesta fase.

Os sinais do corpo que podem indicar a proximidade da menarca, para além da idade, podem estar relacionados com o aumento do peso, o crescimento rápido , aumento dos seios e dos quadris, cólicas menstruais e, em alguns casos, alterações de humor.

O primeiro ciclo é imprevisível, sendo essencial que os pais ou responsáveis conversem e expliquem os cuidados necessários com a higiene neste período. Também é importante orientar sobre como essa mudança influenciará o seu corpo e o seu desenvolvimento. Marcar a primeira consulta com o ginecologista, ajudará a esclarecer dúvidas sobre o ciclo menstrual e as mudanças emocionais e físicas pelas quais a menina passará. Este acompanhamento ginecológico, feito desde o início, será uma base importante para a educação e saúde ao longo de toda a vida.

Para o controle dos ciclos menstruais, a Flow tem produtos de fácil utilização, amigos do ambiente, sustentáveis e reutilizáveis. Desde o primeiro dia de menstruação, pensamos no futuro do nosso planeta e das gerações:

A Flow é uma marca de produtos de higiene íntima, uma marca educativa e queremos ajudar a transformar o modo como atuamos no mundo!

Vens connosco?
https://ohyourflow.com

Voltar para o blogue